
O que é ReCAPTCHA e Como Funciona?
No momento de criar sites, ou aperfeiçoá-los, existem diversos fatores que devem ser considerados e que vão além do design. O teste ReCAPTCHA, por exemplo, é algo que está relacionado a criação de sites, mas poucas pessoas sabem o que é e como funciona.
A questão é que o ReCAPTCHA é algo a que todos nós estamos expostos quando acessamos sites na internet. Provavelmente, você já deve ter se deparado com o botão “não sou um robô” em algum site e pode ter se perguntado qual era o objetivo disso.
Basicamente, essa ferramenta tem como objetivo evitar que spam entrem no site. O ReCAPTCHA é utilizado para determinar se um usuário é realmente humano ou um bot (robô). Mas, afinal de contas, como funciona o ReCAPTCHA e quais são as suas vantagens?
Para esclarecer as dúvidas acima, continue a leitura e saiba mais sobre o que é esse tipo de teste e como ele funciona!
Saiba mais sobre o que é ReCAPTCHA
Para entender o que é ReCAPTCHA, é importante saber que estamos falando de um serviço gratuito do Google.
É comum que essa tecnologia exija que usuários insiram letras e números em um determinado campo para comprovar que eles são humanos. Isso porque computadores têm dificuldade de decifrar essas imagens de texto.
Além das letras e números, alguns outros tipos de teste ReCAPTCHA incluem:
Identificação de imagens;
Marcar caixa de verificação.
Como funciona o ReCAPTCHA?
Como já citamos brevemente no início do artigo, um ReCAPTCHA é aquela funcionalidade que aparece quando você tenta acessar um site e ele pede que você faça alguma ação. Por exemplo, pode ser que você tenha que clicar nas imagens que tem um determinado item, como um semáforo.
Também pode ser que precise identificar letras e números que estão em uma “caixa” e digitá-las em um campo. Neste caso, as letras e números aparecem distorcidos para que os bots não consigam identificá-los.
Isso significa que o usuário precisará entender o texto distorcido, digitar as letras e números corretos no campo e completar a ação para acessar o site.
Caso o usuário digite o texto errado, precisará digitar as letras e os números novamente, até que elas estejam corretas. Você pode facilmente encontrar esse tipo de teste em campos para login e criação de contas.
Essa medida é importante para evitar que bots acessem o site e realizem alguma ação maldosa.
Vale dizer que alguns bots podem inserir letras e números aleatórios, o que torna a chance deles conseguirem acertar a sequência correta muito difícil. Dessa forma, apenas as pessoas conseguem acessar o site.
É importante deixar claro que antes do ReCAPTCHA, existiam os testes com CAPTCHA. A diferença é que os testes atuais são mais complexos, o que os tornam mais eficazes em distinguir humanos de bots.
Mas, como será que funciona cada tipo de teste ReCAPTCHA? Se essa também é a sua dúvida, veja a seguir um resumo de cada um deles.
Identificação de imagem
Basicamente, o teste ReCAPTCHA com identificação de imagem é quando imagens aparecem para o usuário e ele precisa identificar quais delas possuem determinado item.
Geralmente, o teste acontece com 9 ou 16 imagens que são mostradas aos usuários.
Se ele conseguir identificar os itens nas imagens, ou seja, escolher as opções corretas, é aprovado no teste. Caso contrário, as imagens mudam e ele precisará, mais uma vez, identificar o item que for solicitado.
Como as pessoas estão acostumadas com os objetos que aparecem, já que, normalmente, fazem parte do cotidiano, fica fácil para que elas consigam identificá-los. Isso não acontece quando se trata de um bot.
Caixa única de seleção
Essa opção de teste ReCAPTCHA é muito simples, isso porque ela só exige que o usuário marque uma caixa ao lado da seguinte informação: “Não sou um robô”. Depois que clicar na caixa, é necessário fazer o envio da confirmação.
O que muitas pessoas não sabem é que, neste caso, o teste não foca no clique, mas sim no movimento do cursor do usuário quando ele se aproxima da caixa. Alguns movimentos que o ser humano faz com o cursor não podem ser imitados pelos bots, pelo menos não com facilidade.
Resumidamente, esse é um teste que consegue identificar quando o movimento é feito por uma pessoa ou não. Além disso, esse teste consegue analisar os cookies salvos pelo navegador.
No entanto, caso o teste não seja capaz de determinar se o acesso está sendo feito por uma pessoa, ele pode incluir mais uma etapa, como o reconhecimento de imagem.
Um teste ReCAPTCHA realmente impede a ação de bots?
Antes de saber se os testes ReCAPTCHA são eficazes em impedir ações de bots, é importante entender quais fatores podem acioná-los. Determinadas propriedades da internet já possuem os testes implementados com o objetivo de evitar as ações de bots.
Porém, algumas vezes, o teste pode ser acionado de acordo com o comportamento de um usuário. Isso acontece quando ele age parecido com um bot. Por exemplo, o teste pode ser ativado se o usuário clicar em hiperlinks diversas vezes, em uma velocidade acima da média.
Mas, afinal de contas, os testes de ReCAPTCHA conseguem ou não impedir as ações dos bots? Esse tipo de teste é sim muito importante para impedir os bots, no entanto, existem alguns “robôs” que conseguem enganá-los.
Portanto, além do ReCAPTCHA também é importante que o site conte com outras estratégias para impedir ações mal intencionadas, como algum sistema anti-spam. É importante deixar claro que a IA (Inteligência Artificial) existe para cada vez mais proporcionar soluções para sistemas e computadores.
Hoje, os programas de computadores possuem certa dificuldade em identificar letras, números e objetivos em diferentes contextos. No entanto, com o desenvolvimento da IA, por meio do aprendizado de máquina, os programas podem cada vez mais aprimorar sua capacidade de superar certas limitações.
Leave A Comment